FELICIDADE E A ANGÚSTIA EXISTENCIAL

Quando sentimos aquele aperto no peito, sensação de vazio, sufocamento, inquietação, descontentamento e ansiedade. Esse conjunto de sintomas é uma alerta, para o que se avizinha, que a depender do seu entendimento e capacidade de reação, por certo haverá um estado de depressão e outras patologias passarão faz parte do seu dia-a-dia.

Contudo, isso não é coisa da moda, — como noticiam (o mal do século). À angústia existencial, sempre existiu no seio da sociedade e pode-se até conviver com ela, a exemplo do que ocorreu no início do século XX quando o filosofo Sartre dizia “que ele era um indivíduo desencantado com o mundo e com a humanidade”.

Quando um indivíduo não está suficientemente preparado para o futuro e/ou não se encontrou com consigo (mesmo), é bem possível que tal pessoa perca do sentido da existência, e em sua mente ocorra uma confusão: os seus pensamentos e sentimentos entrem em colapso, e pode ser agravada por uma reação tardia, isto é, pela demora da retomada do controle de si.

Trata-se de um conflito intenso e mais difícil de ser superado, sobremaneira, quando culpamos fatores externos: outras pessoas e eventos que não conseguimos controlar, entretanto, a angústia existencial de fato acontece em nós, independe das nossas posses ou de quanto poder, temos. A angústia existencial talvez seja o motivo pelo qual exista grande demanda por terapeutas na atualidade.

Sou um empirista e não tenha a pretensão de conhecer tudo sobre o tema ou discorrer nesta breve reflexão, mas, proponho uma analogia simples que julgo perfeita para compreender como anda seu entendimento, — duas pessoas observam um pôr do sol de um mesmo ponto: a primeira se sente grata pelo espetáculo da luz solar no crepúsculo, enquanto a segunda se maldiz lamentando como é triste o entardecer porque a noite está próxima.  

Por fim, estamos em mais um final de ciclo solar, (um ano) e temos duas escolhas apenas: poderemos lamentar por tudo de mal que nos ocorreu nestes 364 dias, ou sermos gratos pelo aprendizado que a experiência da pandemia nos proporcionou. Sabemos que a dor e a morte são uma certeza, ninguém está inume, porém, a alegria e o contentamento são garantias de viver momentos felizes. — Escolha bem como vai encarar seus momentos em 2021!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.