A raiz dos maiores males da humanidade nasce do egoísmo do indivíduo

Desde um passado distante, a história nos dá conta de que sempre ocorreram barbáries e toda sorte de maldade infligida aos humanos: guerras, fome, escravidão, etc., ao que tudo demostra, a dor e o sofrimento sempre fizeram parte da vida dos indivíduos.

A questão é: qual a causa pela, qual isso aconteça conosco?

Se formos buscar por respostas em algum fenômeno, força ou causa fora de nós, por certo fracassaremos, porque tudo que existe e que compreendemos como civilização e as relações humanas, pertence a nós. Fomos os próprios criadores da sociedade, não há nada que diga em sentido contrário: é mais uma obra nascida da necessidade e pela engenhosidade do homem.

É verdade que evoluímos muito neste último meio século como civilização, mas há, como sempre houve, a exploração de uns em detrimento dos benefícios de outros, em qualquer nível do estrado social.

A raiz  dos grandes males que assolam a humanidade: injustiças, fome, guerras, são os frutos dos nefastos comportamentos egoístas. Isso é notório  em toda escala social: desde as relações de pessoa a pessoa, tanto quanto é maior, entre indivíduos com maior poder sobre outrem em posição inferior.

Portanto, os males sociais nascem e se desenvolvem no íntimo de cada indivíduo: pelo seu interesse egoísta oprime o semelhante. É utopia idealizar uma sociedade justa e paritária. Assim como, também, o é uma democracia plena, é impossível pela mesma causa e agravada pela vaidade do homem.   

Por fim, a despeito de tudo que nos ensinaram sobre os deuses, também são criações humanas. As religiões foram criadas e desapareceram conforme arbítrio e necessidade de dada civilização. Porquanto, ao homem cabe a eterna busca pela justiça, liberdade e fraternidade, porém, nunca o faz da fonte verdadeira, ou seja, primeiramente de dentro de si.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.