VIDA: SOBRE AS RESPOSTAS

Sempre que despertamos que a vida é fugaz e breve, muitas perguntas surgem, porque é notório, que a maioria de nós, deseja viver o maior tempo possível. Por isso, as ciências se desenvolvem neste sentido, da ampliação dos nossos dias neste mundo tridimensional. Disso surgem questões existenciais.

O fato é, que viver mais, ao que tudo demonstra é um desejo persistente em nossa consciência. Seja pela nossa ignorância sobre a vida ou não, buscamos continuamente por respostas, desde a mais remota antiguidade. Religiões surgem e desaparecem da face da terra e a vida continua, simples assim.

Contudo, as questões (o que, como, porque) existimos, continua.

Vejamos: se fazemos o que fazemos em prol do prolongando a vida, quer significar que temos esperança de que talvez haja um sentido para tudo isso, uma explicação logo adiante no tempo.

Mas, se olharmos mais profundamente para dentro de nós, procurando as respostas, julgo que seja o caminho mais seguro, pelo fato do sentido da vida é uma questão muito particular, subjetiva.

Gosto da metáfora sobre o que seja viver: “viver é igual um salto de um penhasco, no qual não podemos escolher sobre se caímos ou não, no máximo que podemos fazer é despertar para o inevitável, que somos mortais, e nada do que fizermos vai mudar isso, porém, temos escolhas: poderemos decidir se sorrimos enquanto caímos (vivemos) ou lamentamos“, de um jeito ou de outro o nosso tempo neste plano vai acabar.

Então, onde estão as respostas para existência, para a vida? — Poderíamos começar por não nos iludirmos e nem fantasiarmos, tão-somente viver cada dia com intensidade e não pensando tanto sobre o amanhã (apocalíptico), nada disso. Deixemos isso aos dogmáticos que há milênios criam os próprios céus e infernos, quando aos despertos sobre si, cada dia já nos bastam seus desafios, alegrias e tristezas.

Como disse o poeta romano Horácio (65 a.C.-8 a.C.) “Carpe diem”, numa tradução livre: “… colha o hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.

Por fim, não se preocupe tanto com as respostas para todas as questões que venham porventura preencher sua mente, apenas viva bem e faça o seu melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.