FELICIDADE: MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS

Quando desejamos desesperadamente obter algo que tenha valor significativo para nós, seja o que for: um ideal de sucesso, um grande amor, uma viagem de volta ao mundo, e isso não acontece como esperávamos, dá errado, a primeira coisa que fazemos é buscar por uma causa, ou seja, pelo motivo.

No fundo, fazemos isso por acreditarmos que encontrando o motivo, poderemos arrumar as coisas, mas se os motivos não forem só nossos? — Se eles não dependerem exclusivamente de nós, como podemos encontrar algum sentido nisso?

Entretanto, a maioria dos problemas começa por pequenos motivos, mas têm grandes consequências em nossas vidas. As causas geralmente são coisas banais, pequenas ações: uma palavra ofensiva, uma acusação descabida, uma suspeita inverossímil, omissão ou inação, numa hora apropriada ou qualquer atrito e mal-entendidos. Ocorre que invariavelmente, as consequências evoluem, crescendo, crescendo até se tornar grandes o suficiente para nos abarcar por inteiros.

Embora, saibamos da correlação (causa x efeito), como se diz: uma borboleta bate as asas em Pequim na China no instante ocorre um terremoto no Haiti na América latina. Por isso, nunca conseguiremos prever ou ter o controle de tudo, principalmente o desenrolar das nossas ações ou inações, ou seja, que lhes deram causa.

Por fim, há uma relação direta e irrestrita entre a felicidade e a causa efeito, porque é impossível que nossas ações ou inações passem despercebidas pelo universo, e a felicidade está no que lhe concerne as nossas escolhas, pressupõe que estejamos alegres e gratos pelo que conseguimos, pois, diferente disso ela não existe. E, se conseguiremos adequar as consequências dos fatos em favor da felicidade, isso é outra história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.