VIDA: PORQUE A GERAÇÃO DO SÉCULO XXI SOFRE

Que estranha a relação das pessoas com seus dilemas no século XXI! Quem nunca supôs que está tudo tão diferente do seu “tempo” de adolescente/jovem, sobretudo, para as pessoas que foram adolescentes/jovem nos anos 80 e 90.

Alguém pode dizer que está tudo normal, e que só estou dizendo isso porque sou saudosista, daqueles cinquentões que ficam conjecturando e comparando o ontem e o hoje. É cabeça de coroa, que está se sentindo excluído do momento “topzeira” desta geração.

Será isso mesmo, só um delírio meu?

Quero registrar, que ter sido adolescente/jovem nos anos 80 e 90 não foi aquela maravilhosa experiência de vida, mas vejo uma grande diferença com os mesmo neste século. Mesmo que talvez por um único ponto, porém de extrema importância e faz toda a diferença na maneira pela qual se encara a vida.

Ressalto, que compreendo os aspectos comportamentais no cotidiano: o dinamismo das relações, a informalidade, o desapego com o sentido e o valor das palavras, a interdependência da aprovação social, etc., contudo, o ponto central que difere substancialmente com aqueles tempos, é que hoje, nesta geração, muitos de nós estamos perdendo uma parte significativa do ser, esquecendo da individualidade, identidade.

Percebi pelo número de pessoas jovens, também adultos que insistem se assemelhar aos primeiros, se sentindo perdidos: sem a razão de ser, sem saber o sentido da vida, sem compreender a sua existência, muitos infelizes, deprimidos, etc. É assustador, porquê numa geração com tantos recursos tecnológicos, de mobilidade, acessibilidade, tolerância, liberdade. A criatividade, por exemplo: está limitada a copiar o comportamento de outrem, precisam de ‘personal’ e de ‘influencer’ para tudo, e desses, para lhes servir de modelo.

Por fim, compreendi que na vida, 90% das nossas ações, devem ser aplicadas na manutenção do eu (individuo), ou seja, para viver satisfatoriamente neste mundo, devemos ter em mente que somos análogos ao cultivo de uma planta: sempre cuidando e regando constantemente com autoconhecimento, o conhecimento de si mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.