REFLEXÃO: BOM POLÍTICO — SORTE E VIRTUDE

Por que resistimos tanto e/ou temos opiniões extremamente negativas quando o assunto é o político? — isso não deveria ser a regra social, muito pelo contrário.

É fato que sem o mínimo de organização nem uma única pessoa pode viver adequadamente, que dirá milhares e milhões. Sabemos, contudo, que para uma sociedade funcionar há que ter a figura de alguns de seus pares exercendo papéis de liderança. Portanto, temos assim, a figura do homem/mulher pública, qual seja? — aquele(a) que presta serviço para dado grupo social em qualquer escala: (cidade / estado / nação), —do grego (pólis): aquele que trabalha para a polis é o (político).

Entretanto, esse personagem que é tão estigmatizado em nossa sociedade, exerce papel de fundamental importância, pois é certo que as suas decisões afetarão a vida de um sem número de pessoas. Porquanto, sabemos que este ascende ao “poder” na sua polis, com algumas exceções, através das nossas escolhas, nas eleições.

Ademais, vale ressaltar, que o político é um do povo. Pois, julgo não vermos “marcianos” se lançando candidato à algum cargo eletivo em nosso país, pelo menos.

Portanto, com as devidas considerações, gostaríamos de refletir porque nos decepcionamos com tanta frequência nesta área da vida em sociedade, se sempre foram as nossas escolhas que nos trouxeram a condição em que encontramos. Acredite, — é fato, basta pensar um pouco para constatar!

Inclusive, como qualquer do povo, desde que preencha requisitos objetivos, pode se tornar um político, — o que é preciso para ser um bom (agente político)? — temos inúmeras qualidades que poderíamos enumerar, contudo, nos restringiremos apenas duas. Pois, segundo o grande mestre Nicolau Maquiavel isso é fundamental: “VÌRTU E FORTUNA”.

Por fim, pouco importa como queiramos compreender o que seja “FORTUNA”: (sorte, boa estratégia, etc.) Porquanto é necessário para todo o bom (gestor da polis) ter a “VÌRTU”. Quais sejam, as virtudes humanas básicas das pessoas: “benevolência, justiça, paciência, sinceridade, responsabilidade, otimismo, sabedoria, respeito, autoconfiança, contentamento, coragem, desapego, despreocupação, determinação, disciplina, empatia, estabilidade, generosidade”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.