CONSTATAÇÃO: SER ÉTICO É BÁSICO

O MENTOR DIZ — Como poderíamos deixar para lá, ignorar os desvios de comportamento de outrem?

Ponderando, se um indivíduo que estiver sob a nossa tutela ou guarda, como nossos filhos ou qualquer criança e jovem, que a nos coubesse ensinar, pois, isso diz respeito a nossa formação ética elementar. Porquanto, a ética vem da palavra grega ‘êthos’, que quer dizer caráter.

Entretanto, o tema (ética), tem vestido outras roupagens, vemos isso nos discursos de retórica, sobretudo, quanto é dito por pessoas que não têm e não a praticam em sua vida cotidiana.

Contudo, ser ético significa agir segundo dado código de conduta ideal. Em sentido oposto vemos neste exemplo: (é comum ouvirmos pessoas criticando a corrupção de políticos, mas aquelas não agem com ética em seu trato diário, seja com o seu próximo, ou lhes falta na lisura frente uma decisão que não lhe favoreça, — dois pesos e duas medidas). Tal como fosse uma decisão imoral: se algo que é o certo a fazer em dado momento mesmo que prejudique a si, opta-se por agir de maneira diversa.

Portanto, o que vemos na prática da vida diária é um pragmatismo assoberbado, pois é fato que muitos preferem agir com intuito de levar vantagem em tudo, ao passo, que deveríamos antes de tudo observar uma conduta ética.

Por fim, sabemos que o agir com ética é elementar, porque isso é o básico do bom proceder, também, e o que se espera de uma pessoa moralmente mediana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.