O MENTOR DIZ — Como poderíamos deixar para lá, ignorar os desvios de comportamento de outrem?
Ponderando, se um indivíduo que estiver sob a nossa tutela ou guarda, como nossos filhos ou qualquer criança e jovem, que a nos coubesse ensinar, pois, isso diz respeito a nossa formação ética elementar. Porquanto, a ética vem da palavra grega ‘êthos’, que quer dizer caráter.
Entretanto, o tema (ética), tem vestido outras roupagens, vemos isso nos discursos de retórica, sobretudo, quanto é dito por pessoas que não têm e não a praticam em sua vida cotidiana.
Contudo, ser ético significa agir segundo dado código de conduta ideal. Em sentido oposto vemos neste exemplo: (é comum ouvirmos pessoas criticando a corrupção de políticos, mas aquelas não agem com ética em seu trato diário, seja com o seu próximo, ou lhes falta na lisura frente uma decisão que não lhe favoreça, — dois pesos e duas medidas). Tal como fosse uma decisão imoral: se algo que é o certo a fazer em dado momento mesmo que prejudique a si, opta-se por agir de maneira diversa.
Portanto, o que vemos na prática da vida diária é um pragmatismo assoberbado, pois é fato que muitos preferem agir com intuito de levar vantagem em tudo, ao passo, que deveríamos antes de tudo observar uma conduta ética.
Por fim, sabemos que o agir com ética é elementar, porque isso é o básico do bom proceder, também, e o que se espera de uma pessoa moralmente mediana.