REFLEXÃO: A IGNORÂNCIA

Há três sentidos para que a pessoa seja considerada ignorante: 1) por não ter conhecimento; 2) por atitudes grosseiras e 3) por não tenha malícia. Segundo os dicionários, são mais de 50 sinônimos para o termo ignorância, entretanto, o sentido mais comum para o emprego dessa palavra diz respeito:

1) as atitudes: (grosso, estúpido, burro, bruto, grosseiro, indelicado, bronco, imbecil, boçal, idiota, pateta, presunçoso, pretensioso, rude, selvagem, tolo, xucro);

2) ao conhecimento: (analfabeto, incompetente, insipiente, iletrado, insciente, desinformado, inexperiente, desconhecedor, leigo);

3) a não ter malícia: (ingênuo, inocente, puro).

Ignorante, talvez seja o termo que mais utilizamos em julgamentos que fazemos sobre outrem, geralmente é um hábito completar frases na qual um desafeto é citado, com a palavra ignorante: (fulano é um ignorante, beltrana é muito ignorante). Fato é, que fazemos isso com tanta frequência e não nos damos conta, — talvez, seja pela nossa própria ignorância sobre dada pessoa?

Se de um lado, a ignorância, no sentido de não ter malicia, a princípio, pode ser mais uma virtude que uma falha, pois, neste sentido: (ingênuoinocentepuro), é por óbvio, a pessoa que se satisfaz mais facilmente, mas, por outro lado, pode se tornar uma presa fácil para seu meio social cheio de ardil.

Por fim, seja como for deveríamos ter mais cuidado ao nos referir a outrem como sendo uma pessoa ignorante, porque, além de ser uma palavra com maior conotação ofensiva, poderíamos na maioria das vezes cometer erros de julgamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.