Existimos enquanto houver mudanças. O mundo que percebemos com nossos sentidos é transitório e mutável, mas, existe outro ainda maior permanente e suscetível as mudanças. Ocorre que, muitos de nós, não acreditam, porque imaginam que as mudanças só ocorram enquanto seres vivos: (da concepção no ventre da mãe até o túmulo).
Sabemos pela biologia, que isso é fato, desde as fases iniciais da vida há mudanças visíveis e táteis, como o desenvolvimento celular, dos tecidos, etc. Em sentido mais amplo, para se considerar uma existência não basta só o que vemos e/ou tocamos, porque isso não é tudo. Existe muito mais além do que os nossos cinco sentidos são capazes de perceber.
A maior parte do que somos, é imaterial, e está muito além do que nossos sentidos detectam. Trata-se, do inquilino que reside em nós, aquilo que é considerado imaterial: chamamos de consciência. Essa, é certamente a maior parte do que somos, porém, também, experimenta mudanças.
Portanto, o maior segredo que vale a pena conhecer, é compreender como as mudanças operam e mudam nossas vidas, continuamente. Além disso, as mutações substanciais que vão além do que notamos fisicamente e afetam todo nosso ser.
Embora, haja consenso para a maioria de nós, ao aceitar o que só os cinco sentidos reconhecem o mundo real, o que chamamos de mundo físico, porém, há outro, ainda muito maior. Há séculos, nos é dito que existe um mundo invisível, denominado (superior, mundo espiritual, reino da consciência, etc.), mesmo neste, se operam as mudanças.
Por fim, uma existência neste universo é passível de mudanças. E, o verdadeiro despertar, o acordar para uma nova realidade, se inicia com a percepção do todo, por exemplo: ao considerar que até os nossos pensamentos inferem mudanças no mundo. Pouco importa se cremos nisso ou não, fato é que há um ser que é a maior parte de nós, e que pertence ao imaterial e a eternidade, mas ainda esse, é suscetível as mudanças. Evoluir é perceber o mundo sensível e agir em dois mundos com único proposito, de nos tornarmos cada vez melhores seres humanos.