A FELICIDADE ‘PRÊT-À-PORTER’

Fazia algum tempo que não conversava comigo, nem com meus botões, como se diz na linguagem popular, mas desde ontem tirei boas horas (sabáticas) para refletir sobre o tema, e cheguei a conclusões que me surpreenderam.

Antes, porém, creio que para os jovens, devo explicar o termo franco (PRÊT-À-PORTER): surgido no pós-guerra, quando outros povos copiavam a alta costura francesa pelo mundo, as costureiras faziam os vestidos segundo os modelos “copiados” daqueles pais, europeu, e é o mesmo que dizemos na atualidade dos produtos ‘made in China’. Esclarecimentos dados, retomamos a reflexão: felicidade segundo modelos de outrem.

A surpresa de que falei no início, ocorreu pelo fato de que: quando nos damos conta de que talvez o ideal de felicidade que perseguimos não nos é próprio, ou seja, é segundo o que outras pessoas “acham” que seja. E, também, como sabemos trata-se de expectativas subjetivas, como no outro ditado: “você é a única pessoa no mundo que sabe a verdade sobre sua vida, portanto, tudo que falam a seu respeito é problema deles e não seu”.

Nesta reflexão, sopesei, que nem sempre paramos para olhar para nós, para o importante para nossas vidas, segundo nossas próprias definições e não segundo a convenções gerais, dos outros. E, fazendo isso, constataremos o quanto somos melhores que muitos pensam e falam a nosso respeito. Por exemplo: não penso que sou mais do mesmo.

Por fim, julgo que a felicidade ‘Prêt-á-Porter’ seja uma ilusão, uma convenção irreal, pois só o arbítrio de cada um pode exprimir sua própria visão do mundo, e se viveu ou não momentos felizes, tudo é uma questão do seu próprio entendimento. Tal como o conceito de justiça, tudo depende do lado que você esteja no processo (julgamento): se na condição de réu ou de acusador.

2 comentários em “A FELICIDADE ‘PRÊT-À-PORTER’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.