REFLEXÃO: EXISTE SEGREDO PARA O BEM VIVER?

Sou filho da geração “Baby Boomer”, aquela que nasceu no período pós-grande guerra. Deve ter sido muito difícil para todos, viver naquele tempo. Lembro-me, da minha mãe contar quando eu era bem pequeno, sobre o retorno de meu tio Paulo que esteve na Europa, o estado psíquico dele, que segundo ela nunca mais foi o mesmo. É presumível como deve ter sido: a escassez, a desorganização social, sobretudo a dor pelas perdas de entes queridos e tudo o que resulta de um sangrento conflito de proporções globais. Entretanto, utilizarei este ‘pano de fundo’, embora nefasto, terá excelente valor didático para a nossa reflexão de hoje.

É impossível imaginar que muitos de nós, em algum dia da vida, não questionamos o porquê que as coisas são como são. Quer dizer! Porque a humanidade numa aparente e relativa paz, se rompe num conflito ferrenho que dizimam povos e/ou afetam milhões desdes? — óbvio que não existe uma só resposta exata para essa questão. — Mas, é razoável deduzir que isso não acontece só pelo desejo único e exclusivo da cabeça de poucas pessoas, por certo, haveria centenas e milhares que comungaram com tal ideia e a levaram a cabo.

Por isso, nestes dias de mobilização global para um enfrentamento contra a disseminação de um vírus, devemos observar e ponderar antes de declinarmos para uma só direção como efeito de manada. Isto porque, sabemos que existem muitos ângulos para vermos uma mesma cena e dependendo de qual seja o seu, o que é visto por uns, não significa que é o definitivo e verdadeiro, porquanto, não deve ser o único a ser considerado.

Portanto, no caso concreto, julgo que a busca do equilíbrio seja o ideal em qualquer cenário. Pois, se observamos a linguagem dos sábios da antiguidade, aprendemos com as grandes teologias (Budistas, Hindu, Judaico-Cristão), sempre se encerram apontando para um ponto comum, qual seja? — deve-se trilhar pelo caminho do amor, da compreensão, da fraternidade e caridade. — Nunca pela aplicação da força ou qualquer outro meio de coerção severo visando conduzir o povo a momentos melhores, pois isso é utopia.

Aprendemos, por fim, com um passado não muito distante, que á união das forças em prol de algo que é bom e justo, portanto equilibrado, é o segredo para o bom viver, sobre todos os aspectos da vida.

Um comentário em “REFLEXÃO: EXISTE SEGREDO PARA O BEM VIVER?

  1. Oi Boa noite; suas reflexões são de grande saberes, e muitas formalidades. Amo todas , estou sempre destinada a elas, leio com muito carinho e atenção em suas palavras. vc sabe sou sou fã não sei esquecer vc. ” UM ABRAÇO “

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.