Quando o assunto trata das questões imediatas do indivíduo, como o autoconhecimento, me declaro suspeito, porque sou fã do grande mestre Sócrates, que depois de quase 2 500 anos, ele foi e ainda é “o cara”: pai da filosofia ocidental.
Aprendemos sempre com este ícone do pensamento ocidental que tinha a preocupação de levar as pessoas a sabedoria com fins da prática do bem, ou seja, a filosofia a serviço da elevação da consciência do indivíduo com valores nobres: bondade, verdade, utilidade.
Hoje me deparei com umas das celebres lições: “busque o entendimento sobre as coisas que lhes seja útil para sua vida”.
Nestes dias (século XXI) de mundo global conectado e com quase todo o conhecimento do mundo a um toque dos dedos, ou basta ditar o assunto, para obtermos informações sobre qualquer tema, no entanto, muitos de nós se dedica a enfadonhos estudos dogmáticos ou para aprender sobre futilidades modistas, que não agregam nada para elevar uma consciência.
Por fim, penso que deveríamos nos voltar a busca por conhecimento que nos eleve, sobretudo, nos voltando para dentro de nós, por meio do autoconhecimento. Como há muito tempo é dito: “conhecimento da verdade liberta”, então, busquem-na continuamente.


Deixe um comentário