O TEMPO DO AMOR

O TEMPO DO AMOR

Existe o tempo do amor? Penso que a maioria das pessoas dirá que sim. Mas, muitos de nós ao refletir sobre essa questão, olhando para vida dirão que esse tempo está distante ou que talvez nunca o alcance, e outros ainda, falarão que para saber o quando o amor chega, se trata de uma mera percepção de realidade, etc.

Fato é que poucas pessoas perceberão como a questão é simples e elementar. O que nos leva a essa reflexão: por que é tão difícil para a maioria das pessoas perceber o amor e o seu tempo?

Convido ao leitor refletir, o seguinte:

Em primeiro lugar, o que é amor? — Deixando de lado o que diz a filosofia, teologia e psicologia, deveríamos pensar a questão do ponto de vista do empirismo, ou seja, das nossas experiências. É certo que para uma grande parcela de nós o amor está associado a algo que nos proporcione prazer, satisfaça desejos, etc., contudo, poucos tem uma visão menos materialista/possessiva sobre o conceito amor. Para esses despertos, conscientes, o amor se trata de um estado de equilíbrio e paz, onde as nossas escolhas e ações não buscam as meras satisfações pessoais, mas também a de outrem.

Depois, a questão do tempo, é porque muitas pessoas não têm a consciência do que seja ele (o tempo), pois tudo que não conseguem perceber e sentir no presente deslocam esses sentimentos para o futuro. Entretanto, esse momento (o futuro), não pertence à esfera das nossas escolhas, visto que essas, só são possíveis no presente. E, que a partir desse momento (o presente), é que tudo acontece em nossas vidas.

Portanto, o tempo do amor, só pode existir no presente. Sendo o amor um estado de paz e equilíbrio, isso nos diz, que devemos continuamente pautar as nossas escolhas e ações em algo nobre: bom e justo, que nunca não visem somente os nossos desejos e paixões imediatos, mas em algo que traga satisfação permanente, o amor.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sou Elizeu

O que posso dizer sobre mim? Sou aquariano, nascido no Sul e criado na Amazônia Ocidental — com os olhos voltados para o céu e o coração profundamente enraizado na terra.

Let’s connect