#77  – Reflexões em Tempos de Confinamento

Estamos todos “confinados”, a maioria de nós em nossas casas. Guardadas as devidas proporções, até que isso pode ter um lado positivo. Afinal, em tempos normais, muitos de nós não passamos sequer 1/3 do nosso dia em casa, na convivência com nossa família ou em momentos de introspecção.

Aos que estão saudáveis, que não foram expostos ao vírus (COVID-19), sintam-se gratos. Para vocês, basta evitar o contato com o “mal” que espreita em cada toque, em cada interação com o meio social. Não há um só estado no Brasil que possa afirmar estar livre desse risco.

Uma Experiência de Viagem

Já se passaram cinco dias desde que comecei a escrever essa reflexão. Tive que interromper no segundo parágrafo por motivo de força maior: precisei viajar.

Como sempre, gosto de falar com base na vivência. Esta é minha experiência:

Foram quatro dias intensos. Rodei mais de quatro mil quilômetros de carro. Saí de Rondônia, cruzei os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e alcancei a fronteira com o Paraguai. Passei por alguns trechos do estado de São Paulo e, depois, retornei.

Ao longo de todo o trajeto, observei o medo estampado nos olhos das pessoas. Atendentes de pedágios, frentistas em postos de combustível — todos demonstravam o impacto dessa pandemia.

Tomei medidas sanitárias essenciais. Levei comigo um kit de produtos de higienização, além de máscaras e luvas, e segui todos os protocolos de segurança. Passei por dezenas de cidades, muitas delas completamente desertas. Registrei algumas cenas com meu celular. Era como se estivesse em um daqueles filmes de Hollywood sobre pandemias: ruas vazias, comércio fechado, o povo recluso, temeroso.

Essa viagem me transformou. Concluo esta reflexão muito diferente do que faria se não tivesse vivido essa experiência. Graças ao Eterno, nada de anormal me aconteceu. Estou cansado e com algumas dores, mas feliz e em paz. Cumpri minha missão: trouxe de volta minha filha número 5, saudável e alegre. Agora estamos em casa, esperando que esse mal se afaste de todos nós.

Responsabilidade e Fé

Por fim, acredito que devemos encarar cada tarefa com responsabilidade e determinação. É certo que o Eterno nos permitirá superar qualquer desafio, desde que tenhamos um coração forte e uma fé inabalável.

Esses tempos nos lembram que, embora não tenhamos controle sobre tudo, podemos encontrar força em nossa resiliência e na conexão com aquilo que nos inspira a seguir em frente.

Uma resposta para “#77  – Reflexões em Tempos de Confinamento”.

  1. Avatar de Rosineide
    Rosineide

    Hum !!! sei que vc é um grande homem e um grande pai……admiro vc. Sou sua fã e muito mais vc sabe disso…….teadorooo.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sou Elizeu

O que posso dizer sobre mim? Sou aquariano, nascido no Sul e criado na Amazônia Ocidental — com os olhos voltados para o céu e o coração profundamente enraizado na terra.

Let’s connect