Se já lhe ocorreu um pensamento, mesmo que vagamente, um questionamento sobre o sentido da sua existência, ou, por a vida ser como é? Acredite! Você está diante de um dos maiores desafios da sua vida, encarar a si mesmo e, em simultâneo, é uma oportunidade.
Quem pode dizer que se conhece em profundidade? Será que o que sabe é toda a verdade sobre si? Tente um auto questionamento: respondendo honestamente sobre você, como realmente é —, se pensa dizer em algo como: “sou fulano(a), filho(a) de sicrano, casado(a) ou solteiro(a), minha formação é tal, trabalho com x, etc.”, é certo que bem pouco sabe de si.
Tem aquela célebre frase do pai da psicologia analítica, Carl G. Jung – “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.” —, não é sem razão que o mestre Jung resumiu a busca do autoconhecimento, o conhecimento de si, nesta bela metáfora.
Portanto, buscar a verdade honestamente sobre quem é, exige ouvir a si mesmo sem reservas: dialogando com as camadas mais profundas da própria psique: muito além dos instintos, desejos e emoções. Deve ir fundo na toca do coelho — (Alice no país das maravilhas). —, uma sugestão, preste mais atenção nos símbolos observados nos sonhos.


Deixe um comentário