IDENTIDADE, QUEM É VOCÊ?

IDENTIDADE, QUEM É VOCÊ?

Quando crescer quero ser igual a fulano, sicrano… Quem nunca, disse algo parecido por diversas vezes na sua vida? Quem nunca pensou que para ser (feliz) precisará ter isso ou aquilo, conquistar o afeto de determinada pessoa, etc.? Aquele ainda, que poderá dizer com certeza, que nunca agiu de determinada maneira só para ser incluído como parte de algo maior, mesmo contra suas aspirações?

Fato é, que durante nosso desenvolvimento como individuo invariavelmente aprendemos a nos portar como peça de uma máquina (maior), apenas, como uma pequenina engrenagem no grande sistema social, etc.

Por isso, o caminho da descoberta do (ser), como indivíduo, é árduo e quase não se aprende nada sobre isso na escola. Em geral, somos desestimulados até pelos nossos pais, tutores, a enveredarmos para tal busca. Vemos isso, nos tradicionais conselhos sobre a vida adulta: “o que uma (pessoa) precisa e ter é uma ocupação para ganhar o próprio dinheiro; constituir família; respeitar as leis; ter uma religião, etc.”.

Ocorre que para alguns de nós, nos quais me incluo, desde tenra idade percebeu que isso não é certeza de realização pessoal, ou seja, perseguir à ideia modelo: “pertencer a algo maior”, pertencer ao bando x ou y, em última instância, para individuação, não significa absolutamente nada e muito menos para própria autorrealização.

Portanto, o caminho a ser trilhado como ser social é apenas parte externa do processo de desenvolvimento do indivíduo. Diga de passagem, essa é a menor parte, porque a maior parte do (compreender a vida)  é conhecer a si mesmo. A busca pela individuação, responder seus próprios questionamentos e evitar ao máximo o pertencer em detrimento do ser.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sou Elizeu

O que posso dizer sobre mim? Sou aquariano, nascido no Sul e criado na Amazônia Ocidental — com os olhos voltados para o céu e o coração profundamente enraizado na terra.

Let’s connect